Pular para o conteúdo
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Por que o Pensamento Computacional está na grade curricular das escolas de educação básica?

A tecnologia faz parte de nosso cotidiano e está cada vez mais associada à realização de tarefas que antes demandavam maior tempo e esforço, como fazer transações bancárias, realizar compras, nos comunicar com pessoas em locais distantes, entre outras. No entanto, o avanço no uso da tecnologia também passou a exigir uma maior compreensão sobre a sua utilização e criação. 

 

Neste sentido, a inclusão do Pensamento Computacional na grade curricular tem como objetivos: 

 

  • Apoiar no processo de aprendizagem do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), promovendo a compreensão de sua aplicabilidade na resolução de problemas do cotidiano e fomentando uma reflexão crítica e ética sobre o seu uso;  

 

  • Promover o desenvolvimento de habilidades e competências para a criação de recursos digitais.

Disponibilizamos para sua consulta e leitura o documento Computação - Complemento à BNCC, que fala sobre o Pensamento Computacional. 

 

Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte adicional, é possível entrar em contato com a Alura Start aqui.