Sinto muito pela situação. Realmente obstáculos como esse podem ser um grande desafio no ensino de tecnologia, mas lembre-se que a plataforma e os ensinamentos de tecnologia são adaptáveis a diversas situações.
Deixaremos algumas sugestões de soluções para esses casos:
- Fazer o uso de atividades de programação desplugada, ou seja, atividades que ensinam os conceitos de programação sem a necessidade do uso de computadores. Essas atividades podem ser realizadas em sala de aula enquanto você organiza o uso do laboratório. Você pode utilizar neste momento os materiais de apoio que oferecemos como uma possibilidade de trabalhar o conteúdo de forma offline, realizando impressões ou projeções. Os alunos e alunas podem escrever o algoritmo no caderno, por exemplo.
- Dividir a turma em grupos menores e fazer um rodízio entre eles. Onde aqueles que têm acesso a um computador ou smartphone podem compartilhar o conteúdo com os demais. Ou enquanto um grupo está com acessos a dispositivos, os outros podem estar realizando atividades relacionadas, mas que não necessariamente precisam do uso do computador.
O mais importante é o processo de aprendizado e o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe.
Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte é possível verificar todos os contatos da Alura Start aqui.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo